A Psicomotricidade é a área do conhecimento transdisciplinar que estuda e investiga o ser humano através do seu corpo em movimento, na relação entre as funções psíquicas e a motricidade.
Baseada numa visão holística do ser humano, a psicomotricidade encara de forma integrada as funções cognitivas, socio-emocionais, simbólicas, psicolinguísticas e motoras, de forma a promover a intencionalidade do gesto.
A Psicomotricidade é uma prática de mediação corporal que permite à criança reencontrar e desenvolver o prazer sensório-motor através do movimento e da regulação tónica, com forte acentuação da componente lúdica.
Áreas de Intervenção
A intervenção psicomotora tem como objetivo promover a vivência harmoniosa da criança no seu corpo, com os outros e com o meio envolvente, estimulando e facilitando o desenvolvimento global da criança e, consequentemente, os processos de aprendizagem.
Os objetivos de intervenção variam de acordo com a idade, o tipo e a gravidade da situação.
Campos de Atuação
No que diz respeito aos campos de Atuação, o psicomotricista pode intervir a nível terapêutico, reeducativo e/ou preventivo em situações ligadas a problemas de desenvolvimento e maturação psicomotora, de comportamento, de aprendizagem e de âmbito psico-afetivo
Tipos de intervenção psicomotora
INTERVENÇÃO A NÍVEL MOTOR
Desenvolvimento/estimulação dos fatores psicomotores (Tonicidade, Equilíbrio, Lateralidade, Noção do Corpo, Estruturação Espácio-Temporal, Praxia Global e Praxia Fina), Exercícios de força, resistência, flexibilidade e mobilização articular; Atividades com recurso a terapias expressivas (musica, dança, pintura…).
INTERVENÇÃO A NÍVEL SOCIO-EMOCIONAL
Atividades que envolvem competências de relação interpessoal, o cumprimento de regras, resolução de situações-problema e questões relacionadas com auto-estima.
INTERVENÇÃO A NÍVEL COGNITIVO
Atividades que estimulam a capacidade de memorização, perceção, atenção e concentração, cálculo e resolução de problemas; Atividades que estimulam a criatividade e a imaginação.