A Terapia Ocupacional atua quando uma condição de saúde afeta o desempenho do indivíduo, em qualquer fase da vida, através do envolvimento em atividades significativas, com o objetivo de lhes proporcionar o máximo de funcionalidade e de independência nas ocupações em que desejam participar.
O nome “ocupacional” pode sugerir, para quem não conhece, que o papel deste profissional é simplesmente “ocupar” pessoas que precisam de preencher o seu dia-a-dia, mas a verdade é que está diretamente relacionado com as ocupações humanas.
Desta forma entende-se por "ocupação" tudo aquilo que a pessoa realiza com o intuito de cuidar de si própria (autocuidados), desfrutar da vida (lazer) ou contribuir para o desenvolvimento da sua comunidade (produtividade).
Assim, intervém com pessoas de todas as idades nas situações que comprometam ou coloquem em risco um desempenho ocupacional satisfatório .
A Terapia Ocupacional vai para além do qualquer diagnóstico. A intervenção é pensada de uma forma holística de modo a melhorar, manter ou promover o desenvolvimento de diversas competências: motoras, cognitivas, percetivo-sensoriais, treino de atividades de vida diária, modificações do contexto ou da rotina, estratégias a pais e cuidadores, etc.
Áreas de Intervenção
SERVIÇOS
CRIANÇAS
ADULTOS E IDOSOS