Inês Dias
Terapeuta da Fala
Desde cedo percebi que o meu caminho passava por ajudar o outro de alguma forma e foi assim que surgiu a ideia de seguir a área da saúde.
Iniciei o meu percurso académico em 2015, no Instituto Politécnico de Setúbal e até 2019, ano em que terminei a minha licenciatura, passei por vários estágios em contexto escolar e clínico, sempre com população pediátrica.
Após terminar o curso comecei logo a trabalhar com crianças em contexto escolar e, ao longo dessa caminhada, fui percebendo que precisava de aprofundar o meu conhecimento. Assim, fui fazendo várias formações ao longo dos anos em diversas áreas, mas principalmente nas áreas de gaguez e autismo, que era aquilo que mais me apaixonava.
Em 2021 a vida levou-me para um desafio profissional completamente diferente daquele a que estava habituava, começando a trabalhar com população maioritariamente idosa e apenas em contexto clínico. Ao longo desse período percebi que precisava de adquirir conhecimento para conseguir ajudar os utentes que me chegavam às mãos, o que me levou a tirar uma especialização avançada em perturbações neurológicas da comunicação no adulto e um curso em disfagias orofaríngeas através do Instituto CRIAP.
No entanto, no ano de 2022 percebi que o que estava a fazer já não me realizava pessoal e profissionalmente, pois o que me apaixonava de verdade era o trabalho com crianças. Nesse mesmo comecei a trabalhar na Terapia ao Quadrado, onde me mantenho até então e onde fui desenvolvendo um interesse cada vez maior pela área das Perturbações do Espectro do Autismo, tendo várias formações nesse âmbito.
Atualmente trabalho apenas com população infantil, em contexto escolar e clínico, continuando a traçar o meu caminho profissional em torno daquilo que me apaixona: perturbações do espectro do autismo.
Lisboa
Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal
Licenciatura em Terapia da Fala
Especialização Avançada em Perturbações Neurológicas da Comunicação no Adulto
Instituto CRIAP
Curso em Disfagias Orofaríngeas