Joana Cunha
Musicoterapeuta
Licenciada em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e Mestre em Musicoterapia pela Universidade Lusíada de Lisboa.
A par da sua carreira enquanto professora de música (pois desde 2009 que acompanha o desenvolvimento de crianças entre os 4 meses e os 10 anos de idade) decide ingressar no mestrado em musicoterapia acreditando que a música podia ser uma mais-valia, principalmente com populações mais fragilizadas.
Em 2013, conclui o mestrado em Musicoterapia e inicia o seu percurso na área da gerontologia (o seu estágio académico focou-se nos benefícios da musicoterapia em idosos institucionalizados). Apesar de manter um interesse e gosto especial por trabalhar com esta população, também intervém com crianças e jovens com diferentes necessidades educativas especiais (multideficiência e, principalmente, do espetro do autismo) e, ainda, com adultos portadores de deficiência intelectual.
Sendo a musicoterapia uma área pioneira e ciente da necessidade de divulgação e profissionalização, Joana Cunha é, desde 2020, membro da Associação Portuguesa de Musicoterapia (APMT).
Lisboa
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Licenciatura em Ciências Musicais
Universidade Lusíada de Lisboa
Mestrado em Musicoterapia