Sofia Costa
Terapeuta Ocupacional
Sofia Costa, foi na área da Saúde que sentiu desde cedo, estar a sua vocação e onde queria desempenhar a sua profissão. Enquanto Terapeuta Ocupacional, foi nos valores assentes nesta profissão, tais como a empatia, a paixão e uma vontade inabalável em chegar ao outro e ajudá-lo, bem como trabalhar com e para as famílias melhorarem o seu bem-estar, que se sentiu cativada e hoje em dia se sente profissionalmente realizada.
Desde que terminou a licenciatura em Terapia Ocupacional na Escola Superior de Saúde de Leiria, em 2014, a sua intervenção e experiência profissional tem passado por diferentes grupos etários, desde idosos a crianças, em diferentes contextos: institucional, escolar e clínico. Atualmente exerce a sua prática essencialmente na área pediátrica e tem investido na formação na área da Integração Sensorial e nas Perturbações do Espetro do Autismo.
Em 2023, concluiu a Pós-Graduação em Integração Sensorial, na Escola Superior de Saúde de Alcoitão e no ano de 2024 realizou o curso “Integração Sensorial: Raciocínio Clínico Aplicado à Perturbação do Espetro do Autismo”, além de ter realizado várias formações de curta duração, seminários e colóquios, ao longo do seu currículo, nas áreas referidas. Apresenta também interesse na intervenção da Terapia Ocupacional para melhorar o desempenho escolar e da escrita manual, tendo em 2020 concluído o curso da Academia Pediátrica: “Como Ajudar o Meu Filho A Escrever”.
Considera-se uma pessoa com grande capacidade de adaptação, quer de materiais como de atividades e apesar de dizer ter muitas ideias “fora da caixa”, reconhece que estas acabam por ser uma forte ajuda para captar a atenção das crianças e auxiliam a estabelecer relações terapêuticas positivas que são fundamentais para a prática de um Terapeuta Ocupacional. Além disso gosta de ouvir, perceber as dinâmicas de cada família que acompanha e de as envolver no processo terapêutico, pois só assim acredita conseguir alcançar os objetivos e fazer realmente a diferença no dia-a-dia das crianças, nos diversos contextos.
O seu lema principal é “o caminho faz-se caminhando”, acreditando que caminhando e semeando, terá sempre o que colher.
Lisboa
Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria
Licenciatura em Terapia Ocupacional
Escola Superior de Saúde de Alcoitão
Pós-Graduação em Integração Sensorial
Curso de “Como Ensinar o Meu Filho a Escrever”, 2020
Curso “Integração Sensorial: Raciocínio Clínico Aplicado à Perturbação do Espetro do Autismo”, 2024