Dificuldades de Aprendizagem Específicas
Afinal... o que são dificuldades de aprendizagem específicas?

É um termo genérico que diz respeito a um grupo heterogéneo de desordens manifestadas por dificuldades significativas na aquisição e uso das competências de escuta, fala, leitura, escrita, raciocínio ou habilidades matemáticas. Estas dificuldades são intrínsecas ao indivíduo, presumivelmente devidas a disfunções no sistema nervoso central, e podem ocorrer ao longo do ciclo de vida. Problemas na autorregulação comportamental, perceção social e interação social podem existir nas dificuldades de
aprendizagem, mas só por si não constituem uma dificuldade de aprendizagem. Embora as dificuldades de aprendizagem possam ocorrer concomitantemente com outras condições desvantajosas ou influências extrínsecas, elas não são resultantes de tais condições ou influências (National Joint Committee on Learning Disabilities Definition, 1994).
Pontos-chave:
- Pobre desempenho académico;
- Discrepância entre a realização escolar, numa ou mais áreas, e o potencial intelectual da criança;
- Etiologia em alterações no sistema nervoso central;
- Presentes ao longo do ciclo de vida;
- Dificuldades que abrangem uma ou mais áreas: linguagem oral, leitura, escrita, matemática, raciocínio, aptidões sociais, etc.;
- Não resultam de condições ou influências ambientais (ex.: condições familiares, diferenças culturais, ensino adequado) ou individuais (ex.: privação sensorial, subestimulação, perturbação emocional), embora possam ocorrer concomitantemente
Alguns sinais de alerta:
- Dificuldades na correspondência grafema-fonema;
- Dificuldades na leitura de palavras simples ou monossilábicas;
- Dificuldades na leitura de palavras, com frequente omissão de fonemas ou sílabas;
- Tendência para adivinhar as palavras (em função do contexto, por exemplo);
- Leitura sincopada e sem fluência;
- Dificuldade na leitura e/ou compreensão de enunciados de problemas matemáticos;
- Dificuldades em encontrar palavras (nomeação), discurso pouco fluente e com interrupções;
- Caligrafia imperfeita;
- Dificuldades ao nível da atenção que comprometem as aprendizagens;
- Dificuldades nos processos de memorização e recuperação da informação (isto é, não se lembram de matéria que já foi dada);
- Dificuldades na compreensão de palavras-número;
- Dificuldades na discriminação numérica;
- Dificuldades na aprendizagem da leitura das horas em relógios analógicos;
- Dificuldades na resolução de problemas;
- Necessidade de mais tempo e/ou apoio para realizar os trabalhos;
- Aversão pela escola e ansiedade sobre assuntos relacionados com a escola;
- Alterações do comportamento (comportamento agressivo, ansioso, isolamento social, etc.);
- Comprometimento da vida social em função da necessidade de estudar.
Mas então... o que é a Dislexia, a Discalculia e a Disortografia?
A Dislexia, Discalculia e Disortografia são Perturbações de Aprendizagem Específicas, definidas no Diagnostic and Statistic Manual of Mental Disorders (DMS-5) como um padrão de dificuldades caracterizado por problemas na precisão ou fluência do reconhecimento de palavras, na descodificação e soletração e problemas no processamento da informação numérica, na aprendizagem de factos numéricos e na realização de cálculos de forma fluente e precisa.
Dislexia - Dificuldades na leitura
Precisão na leitura de palavras
Velocidade ou fluência na leitura
Compreensão leitora
Discalculia - Dificuldades na matemática
Sentido de número
Memorização de factos aritméticos
Precisão e fluência do cálculo
Precisão do raciocínio matemático
Disortografia - Dificuldades na expressão escrita
Precisão ortográfica
Precisão na pontuação e gramática
Clareza da organização da expressão escrita
Ou seja, o termo Perturbações de Aprendizagem Específica apenas inclui a Dislexia, Discalculia e Disortografia, enquanto o termo Dificuldades de Aprendizagem Específica englobam um conjunto mais vasto de dificuldades.
E será que é possível intervir nas dificuldades de aprendizagem específicas ou estas têm um carácter permanente?
Sim, é possível intervir nas diferentes dificuldades de aprendizagem específica, com foco nas dificuldades específicas da criança e nas competências em défice, promovendo o seu sucesso escolar e bem-estar psicossocial.
Quanto mais precocemente se iniciar a intervenção, mais eficaz será a intervenção e melhor o prognóstico da criança.