É um termo genérico que diz respeito a um grupo heterogéneo de desordens manifestadas por dificuldades significativas na aquisição e uso das competências de escuta, fala, leitura, escrita, raciocínio ou habilidades matemáticas. Estas dificuldades são intrínsecas ao indivíduo, presumivelmente devidas a disfunções no sistema nervoso central, e podem ocorrer ao longo do ciclo de vida. Problemas na autorregulação comportamental, perceção social e interação social podem existir nas dificuldades de
aprendizagem, mas só por si não constituem uma dificuldade de aprendizagem. Embora as dificuldades de aprendizagem possam ocorrer concomitantemente com outras condições desvantajosas ou influências extrínsecas, elas não são resultantes de tais condições ou influências (National Joint Committee on Learning Disabilities Definition, 1994).
A Dislexia, Discalculia e Disortografia são Perturbações de Aprendizagem Específicas, definidas no Diagnostic and Statistic Manual of Mental Disorders (DMS-5) como um padrão de dificuldades caracterizado por problemas na precisão ou fluência do reconhecimento de palavras, na descodificação e soletração e problemas no processamento da informação numérica, na aprendizagem de factos numéricos e na realização de cálculos de forma fluente e precisa.
Precisão na leitura de palavras
Velocidade ou fluência na leitura
Compreensão leitora
Sentido de número
Memorização de factos aritméticos
Precisão e fluência do cálculo
Precisão do raciocínio matemático
Precisão ortográfica
Precisão na pontuação e gramática
Clareza da organização da expressão escrita
Ou seja, o termo Perturbações de Aprendizagem Específica apenas inclui a Dislexia, Discalculia e Disortografia, enquanto o termo Dificuldades de Aprendizagem Específica englobam um conjunto mais vasto de dificuldades.
Sim, é possível intervir nas diferentes dificuldades de aprendizagem específica, com foco nas dificuldades específicas da criança e nas competências em défice, promovendo o seu sucesso escolar e bem-estar psicossocial.
Quanto mais precocemente se iniciar a intervenção, mais eficaz será a intervenção e melhor o prognóstico da criança.