A Estimulação Sensorial consiste na exploração dos estímulos sensoriais de forma isolada, sendo de extrema importância no desenvolvimento da criança porque é através dos sentidos que estas conhecem o mundo tal e qual como é, e desenvolvem competências essenciais às aprendizagens (p.e. aprendizagem da escrita, da matemática, o desenvolvimento da coordenação motora, da atenção, do equilíbrio, da memória, da criatividade e na interação social).
O ensino multissensorial facilita a aprendizagem e dá uma imagem mais completa e detalhada do conceito a ser aprendido. O cérebro organiza informação através de pistas sensoriais. As pistas sensoriais permitem que a informação seja aprendida mais rapidamente e relembrada com mais precisão (Pinto, 2021).
Tem como objetivo principal promover o relaxamento e o bem-estar, não implica a participação ativa da criança, assim como a integração das sensações e as alterações a nível neurológico para gerar uma resposta adaptativa.
A Integração Sensorial de Ayres é um processo em que o cérebro organiza a sensação do nosso próprio corpo e do ambiente e torna possível usar o corpo de forma eficaz no ambiente. O cérebro interpreta, associa e unifica todas estas sensações, sabendo o que fazer com elas (p.ex. “descer um passeio”) bem como saber como fazê-lo (i.e., mover uma perna para a frente para dar um passo para baixo”). Também inclui saber como organizar isto tudo para aquilo a que Ayres chamou “atividade com propósito” (i.e., “para atravessar a rua é preciso primeiro um passo em frente para descer o passeio”).
A Integração Sensorial:
Através deste processo neurobiológico é possível compreender o corpo, ambiente que nos rodeia e todos os estímulos exteriores, permitindo aprendizagens através deles. Assim, é possível conectar corpo e mente.
Um défice na capacidade de uma pessoa em envolver-se eficazmente no ambiente em que está inserido, interfere com um ótimo desenvolvimento cerebral e consequente capacidade geral. A disfunção de integração sensorial pode interferir diretamente no processo de aprendizagem, causando dificuldades comportamentais com consequência no desempenho da criança no seu dia a dia.
A criança com Disfunção na Integração Sensorial pode apresentar vários sinais tais como:
Para que a criança com disfunção na integração sensorial consiga ter sucesso nas suas ocupações do seu dia-a-dia, é essencial uma avaliação o mais precocemente possível e a intervenção de um Terapeuta Ocupacional.