Musicoterapia para crianças com dificuldades na linguagem. Porquê?

Departamento de Musicoterapia • 15 de fevereiro de 2024

A Musicoterapia é uma abordagem terapêutica que intervém em diversas problemáticas e idades, já que a música é algo universal. 

Para usufruir de sessões de Musicoterapia não é necessário saber tocar um instrumento ou mesmo ter “boa voz”, recorre-se à música para atingir objetivos não musicais, sendo a sessão guiada musicalmente pelo terapeuta através das preferências musicais da criança


No âmbito das problemáticas do Neurodesenvolvimento, muitas vezes, as dificuldades linguísticas encontram-se a um nível pré-verbal. Ora, a fase pré-verbal da comunicação é uma fase de grande musicalidade sendo as vocalizações, as primeiras sílabas e sons, produzidas como se de uma música se tratassem. Se repararmos, até a forma de falar com um bebé é muito musical, prolongada e repleta de pausas que não são mais do que esperas, compassos de tempo para haver uma resposta comunicativa da criança.


Nas sessões de Musicoterapia, são trabalhadas competências de comunicação não-verbal e verbal.


Uma sessão de Musicoterapia é rica em troca de turnos de comunicação, atenção conjunta, contacto visual, interação; estas competências essenciais para uma boa comunicação, são trabalhadas através de uma forma lúdica de excelência, num contexto que é simultaneamente semi-estruturado mas não rígido.  A música é uma ferramenta recorrentemente utilizada para desenvolver competências na infância, sendo que a Musicoterapia alia os benefícios da música a um contexto clínico. 


Numa fase verbal a Musicoterapia ajuda a aprimorar competências verbais, estimula competências de linguagem e fala através de canções específicas com conteúdos linguísticos, fonemas, rimas, entre outros, dependendo dos objetivos terapêuticos diretamente relacionados com as áreas a desenvolver com a criança. 

 

Não obstante, à parte da fala, são trabalhadas e aprimoradas diferentes áreas do desenvolvimento infantil nas sessões de Musicoterapia, já que é uma abordagem multissensorial. 


LeIa Mais no Nosso Blog...

Por Inês Santos, Psicóloga 15 de abril de 2025
Vivemos numa era digital onde os ecrãs fazem parte do quotidiano das famílias.
Por Catarina da Isabel, Musicoterapeuta e Terapeuta da Fala 1 de abril de 2025
A Trissomia 21 é uma condição genética causada por uma “cópia extra” do cromossoma 21.
Por Inês Santos, Psicóloga 24 de março de 2025
Durante muito tempo, a figura materna foi vista como a principal responsável pelos cuidados e pela educação dos filhos, enquanto o pai era associado ao sustento da família.
Por Inês Santos, Psicóloga 11 de março de 2025
Desde o momento em que nasce, o bebé procura constantemente conexão. O calor do toque, o som da voz dos pais, o olhar cheio de amor: tudo são sinais de que ele não está sozinho no mundo.
Por Susana Alcobia 5 de março de 2025
dicas para ajudar os pais a introduzir alimentos saudáveis e equilibrados na alimentação infantil
Por Catarina da Isabel 25 de fevereiro de 2025
O desenvolvimento motor da criança é um processo fascinante e repleto de marcos importantes.
Mais Artigos