Para usufruir de sessões de Musicoterapia não é necessário saber tocar um instrumento ou mesmo ter “boa voz”, recorre-se à música para atingir objetivos não musicais, sendo a sessão guiada musicalmente pelo terapeuta através das preferências musicais da criança.
No âmbito das problemáticas do Neurodesenvolvimento, muitas vezes, as dificuldades linguísticas encontram-se a um nível pré-verbal. Ora, a fase pré-verbal da comunicação é uma fase de grande musicalidade sendo as vocalizações, as primeiras sílabas e sons, produzidas como se de uma música se tratassem. Se repararmos, até a forma de falar com um bebé é muito musical, prolongada e repleta de pausas que não são mais do que esperas, compassos de tempo para haver uma resposta comunicativa da criança.
Uma sessão de Musicoterapia é rica em troca de turnos de comunicação, atenção conjunta, contacto visual, interação; estas competências essenciais para uma boa comunicação, são trabalhadas através de uma forma lúdica de excelência, num contexto que é simultaneamente semi-estruturado mas não rígido. A música é uma ferramenta recorrentemente utilizada para desenvolver competências na infância, sendo que a Musicoterapia alia os benefícios da música a um contexto clínico.
Numa fase verbal a Musicoterapia ajuda a aprimorar competências verbais, estimula competências de linguagem e fala através de canções específicas com conteúdos linguísticos, fonemas, rimas, entre outros, dependendo dos objetivos terapêuticos diretamente relacionados com as áreas a desenvolver com a criança.
Não obstante, à parte da fala, são trabalhadas e aprimoradas diferentes áreas do desenvolvimento infantil nas sessões de Musicoterapia, já que é uma abordagem multissensorial.