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O uso da Comunicação Aumentativa e Alternativa nas Sessões de Musicoterapia

Beatriz Carvalho, Musicoterapeuta • 15 de outubro de 2024

A musicoterapia é uma área que envolve diversas componentes como o funcionamento físico, psicológico, cognitivo, comportamental e social.

Aplicada em crianças com patologias, a musicoterapia oferece uma variedade única de experiências musicais intencionadas e apropriadas ao desenvolvimento para efetuar mudanças no comportamento da criança e facilitar o desenvolvimento de suas habilidades comunicativas, sociais/emocionais, sensório-motoras e/ou cognitivas.

 

São várias as estratégias que podem ser trazidas para as sessões de musicoterapia que vão desde a utilização de instrumentos musicais, canções e reportório de interesse da criança, às associações de elementos musicais a imagens, brinquedos, cores, luzes...

 

Nas intervenções direcionadas para indivíduos com perturbações da comunicação, a atividade como exploração musical instrumental é muito importante na medida que favorece a expressão emocional e o treino da comunicação não verbal.

A produção de palavra cantada e canções também ajuda na fonética e na produção de palavras, mas, se a criança não consegue comunicar verbalmente, como sabemos se está a gostar de uma música; se quer tocar certo instrumento ou como se está a sentir em diversos momentos da sessão?


E porque não utilizar métodos que a terapia da fala nos dá para inserir nas sessões de musicoterapia?

 

A Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) pode ser inserida nas sessões de musicoterapia como forma de facilitar a comunicação expressiva da criança, por exemplo, ao escolher, pedir ou negar uma música ou instrumento, e ainda manifestar-se quando um som ou canção não lhe agrada respondendo através de símbolos de “sim” e “não”.

Outra vertente da utilização da CAA em musicoterapia está associada a completar as frases musicais com as palavras que são silenciadas, incentivando a que a criança participe na produção da própria canção (por exemplo, a palavra bola, na música “O Manel tinha uma bola”).

 

Para além disso, a CAA pode favorecer à escrita de letras de canções. A criança coloca os diversos símbolos/imagens pela ordem que pretende e a partir daí surge a musicalização. Neste caso, podem estar associados também expressões de sentimentos e emoções, favorecendo a autoexpressão.

 

O uso destas adaptações nas sessões de musicoterapia, sejam elas individuais ou grupais, incentivam a criança a desenvolver a sua autoestima, ao ser possível estar presente ativamente no momento musical e disfrutar dele, interagindo com a terapeuta ou colegas de sessão. 

 

Os materiais utilizados frequentemente nas sessões com CAA são quadros de símbolos ou aplicações digitais com funções de “tocar e falar” e “componente de navegação.”

 

É importante acrescentar que a música também pode ser benéfica na fase de aquisição e consolidação da CAA, ao serem utilizadas músicas, sons ou linhas melódicas que caracterizem os símbolos ou gestos, de maneira a facilitar a aprendizagem dos mesmos.

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