Aplicada em crianças com patologias, a musicoterapia oferece uma variedade única de experiências musicais intencionadas e apropriadas ao desenvolvimento para efetuar mudanças no comportamento da criança e facilitar o desenvolvimento de suas habilidades comunicativas, sociais/emocionais, sensório-motoras e/ou cognitivas.
São várias as estratégias que podem ser trazidas para as sessões de musicoterapia que vão desde a utilização de instrumentos musicais, canções e reportório de interesse da criança, às associações de elementos musicais a imagens, brinquedos, cores, luzes...
A produção de palavra cantada e canções também ajuda na fonética e na produção de palavras, mas, se a criança não consegue comunicar verbalmente, como sabemos se está a gostar de uma música; se quer tocar certo instrumento ou como se está a sentir em diversos momentos da sessão?
A
Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) pode ser inserida nas sessões de musicoterapia como
forma de facilitar a comunicação expressiva da criança, por exemplo, ao escolher, pedir ou negar uma música ou instrumento, e ainda manifestar-se quando um som ou canção não lhe agrada respondendo através de símbolos de “sim” e “não”.
Outra vertente da utilização da CAA em musicoterapia está associada a completar as frases musicais com as palavras que são silenciadas, incentivando a que a criança participe na produção da própria canção (por exemplo, a palavra bola, na música “O Manel tinha uma bola”).
Para além disso, a CAA pode favorecer à escrita de letras de canções. A criança coloca os diversos símbolos/imagens pela ordem que pretende e a partir daí surge a musicalização. Neste caso, podem estar associados também expressões de sentimentos e emoções, favorecendo a autoexpressão.
O uso destas adaptações nas sessões de musicoterapia, sejam elas individuais ou grupais, incentivam a criança a desenvolver a sua autoestima, ao ser possível estar presente ativamente no momento musical e disfrutar dele, interagindo com a terapeuta ou colegas de sessão.
Os materiais utilizados frequentemente nas sessões com CAA são quadros de símbolos ou aplicações digitais com funções de “tocar e falar” e “componente de navegação.”
É importante acrescentar que a música também pode ser benéfica na fase de aquisição e consolidação da CAA, ao serem utilizadas músicas, sons ou linhas melódicas que caracterizem os símbolos ou gestos, de maneira a facilitar a aprendizagem dos mesmos.