Isto vale para o desenvolvimento típico e atípico. Não podemos esperar que uma criança compreenda o ato de comunicar através da fala, sem passar por marcos pré-linguísticos.
Para a criança ser um utilizador independente da palavra, nas suas dimensões semântica, fonológica, morfossintática e pragmática, deverá ser capaz de adquirir competências sociais e de interação, passando por conseguir:
Outro fator essencial para toda esta aquisição de competências pré-verbais e capacidade de compreensão verbal é a percepção auditiva.
Por fim mas não menos importante, é essencial o desenvolvimento de competências de motricidade orofacial, que são adquiridas através da utilização e estimulação dos músculos faciais e orais, responsáveis pela fala, mas também pela alimentação, respiração e deglutição. Todos estes sistemas têm de ser preparados para a fala se desenvolver. Assim é essencial a introdução alimentar e o desenvolvimento de uma mastigação e deglutição eficaz.
Só após o desenvolvimento destes marcos de comunicação a criança está preparada para executar a palavra e todas estas competências desenvolvem-se em simultâneo e em harmonia com o desenvolvimento global da criança, tendo a interação e a socialização um papel fundamental neste processo.