Pré-requisitos para a Fala Funcional

Departamento de Terapia da Fala • 26 de fevereiro de 2024

Sabia que para uma criança comunicar através de palavras existe todo um percurso pelo qual deve passar para chegar à fala propriamente dita? 

Adquirir uma palavra nova e apenas falar não corresponde a uma comunicação eficaz, é preciso compreender a palavra em diferentes contextos e ser capaz de a utilizar de forma funcional. 


Isto vale para o desenvolvimento típico e atípico. Não podemos esperar que uma criança compreenda o ato de comunicar através da fala, sem passar por marcos pré-linguísticos. 


Para a criança ser um utilizador independente da palavra, nas suas dimensões semântica, fonológica, morfossintática e pragmática, deverá ser capaz de adquirir competências sociais e de interação, passando por conseguir: 

  • Fazer contacto visual,seguir objetos, olhar para onde o interlocutor apontou, olhar para os olhos do seu interlocutor comunicativos, adquirindo assim competências não verbais de comunicação;
  • Utilizar gestos como pegar, puxar, apontar, ou gestos com significado como "sim" ou "não" com a cabeça, mostrar a sua idade com os dedos, entre outros;
  • Utilizar expressões faciais comunicativas como o sorriso para indicar felicidade, ou uma expressão facial que demonstre tristeza, por exemplo;
  • Adquirir competências prosódicas, recorrendo à entoação e compreendendo os diferentes significados de diferentes entoações comunicativas.


Outro fator essencial para toda esta aquisição de competências pré-verbais e capacidade de compreensão verbal é a percepção auditiva


Por fim mas não menos importante, é essencial o desenvolvimento de competências de motricidade orofacial, que são adquiridas através da utilização e estimulação dos músculos faciais e orais, responsáveis pela fala, mas também pela alimentação, respiração e deglutição. Todos estes sistemas têm de ser preparados para a fala se desenvolver. Assim é essencial a introdução alimentar e o desenvolvimento de uma mastigação e deglutição eficaz. 


Só após o desenvolvimento destes marcos de comunicação a criança está preparada para executar a palavra e todas estas competências desenvolvem-se em simultâneo e em harmonia com o desenvolvimento global da criança, tendo a interação e a socialização um papel fundamental neste processo. 


LeIa Mais no Nosso Blog...

Por Inês Santos, Psicóloga 15 de abril de 2025
Vivemos numa era digital onde os ecrãs fazem parte do quotidiano das famílias.
Por Catarina da Isabel, Musicoterapeuta e Terapeuta da Fala 1 de abril de 2025
A Trissomia 21 é uma condição genética causada por uma “cópia extra” do cromossoma 21.
Por Inês Santos, Psicóloga 24 de março de 2025
Durante muito tempo, a figura materna foi vista como a principal responsável pelos cuidados e pela educação dos filhos, enquanto o pai era associado ao sustento da família.
Por Inês Santos, Psicóloga 11 de março de 2025
Desde o momento em que nasce, o bebé procura constantemente conexão. O calor do toque, o som da voz dos pais, o olhar cheio de amor: tudo são sinais de que ele não está sozinho no mundo.
Por Susana Alcobia 5 de março de 2025
dicas para ajudar os pais a introduzir alimentos saudáveis e equilibrados na alimentação infantil
Por Catarina da Isabel 25 de fevereiro de 2025
O desenvolvimento motor da criança é um processo fascinante e repleto de marcos importantes.
Mais Artigos