Pré-requisitos para a Fala Funcional
Sabia que para uma criança comunicar através de palavras existe todo um percurso pelo qual deve passar para chegar à fala propriamente dita?

Adquirir uma palavra nova e apenas falar não corresponde a uma comunicação eficaz, é preciso compreender a palavra em diferentes contextos e ser capaz de a utilizar de forma funcional.
Isto vale para o desenvolvimento típico e atípico. Não podemos esperar que uma criança compreenda o ato de comunicar através da fala, sem passar por marcos pré-linguísticos.
Para a criança ser um utilizador independente da palavra, nas suas dimensões semântica, fonológica, morfossintática e pragmática, deverá ser capaz de adquirir competências sociais e de interação, passando por conseguir:
- Fazer contacto visual,seguir objetos, olhar para onde o interlocutor apontou, olhar para os olhos do seu interlocutor comunicativos, adquirindo assim competências não verbais de comunicação;
- Utilizar gestos como pegar, puxar, apontar, ou gestos com significado como "sim" ou "não" com a cabeça, mostrar a sua idade com os dedos, entre outros;
- Utilizar expressões faciais comunicativas como o sorriso para indicar felicidade, ou uma expressão facial que demonstre tristeza, por exemplo;
- Adquirir competências prosódicas, recorrendo à entoação e compreendendo os diferentes significados de diferentes entoações comunicativas.
Outro fator essencial para toda esta aquisição de competências pré-verbais e capacidade de compreensão verbal é a percepção auditiva.
Por fim mas não menos importante, é essencial o desenvolvimento de competências de motricidade orofacial, que são adquiridas através da utilização e estimulação dos músculos faciais e orais, responsáveis pela fala, mas também pela alimentação, respiração e deglutição. Todos estes sistemas têm de ser preparados para a fala se desenvolver. Assim é essencial a introdução alimentar e o desenvolvimento de uma mastigação e deglutição eficaz.
Só após o desenvolvimento destes marcos de comunicação a criança está preparada para executar a palavra e todas estas competências desenvolvem-se em simultâneo e em harmonia com o desenvolvimento global da criança, tendo a interação e a socialização um papel fundamental neste processo.