A importância do trabalho colaborativo dos terapeutas com os professores

Ana Beatriz Rodrigues, Terapeuta Ocupacional • 5 de outubro de 2024

“Ser professor é ajudar a escrever a história do futuro!”

5 de outubro – Dia Mundial do Professor


Embora seja amplamente reconhecido, está comprovado que o trabalho em equipa é essencial em qualquer ambiente profissional ou área de atuação. Apesar de não existirem muitas evidências acerca dos benefícios do trabalho dos terapeutas em parceria com os professores, consideramos que o mesmo é indispensável, devendo este ser baseado em comunicação e colaboração, de forma a não prejudicar a atuação individual de cada um com a criança, pelo contrário, auxiliar.


É crucial que cada profissional esteja ciente do papel que desempenham em cada contexto e construir uma relação, respeitando os conhecimentos e contribuições que cada um pode trazer, mesmo existindo opiniões distintas.

 

Entende-se a escola como um local privilegiado para a construção de conhecimentos e valores que possibilitem a compreensão da nossa sociedade, devendo ter sempre em vista a equidade, a autonomia e a inclusão de todos. Assim, é necessário focar a aprendizagem como um processo colaborativo, orientador e interativo, integrando todos os elementos que contribuem para o desenvolvimento de determinada criança.

Deste modo, o propósito real do trabalho em parceria deve ser, permitir e proporcionar diferentes formas de aprendizagem, oferecendo aos alunos um maior apoio possível, no qual os avanços e dificuldades da criança devem ser os orientadores.


Em suma, cada criança deve ser olhada individualmente e o trabalho efetuado com cada uma deve ser olhado e revisto sempre que possível em equipa, de modo a proporcionar um ambiente de aprendizagem o mais adequado possível.


A principal colaboração dos técnicos com os agentes educativos visa:

  • O estabelecimento de estratégias adaptadas a determinado aluno;
  • Atingir o máximo de funcionalidade e autonomia da criança;
  • Adaptar o ambiente (caso necessário) para melhor atender às necessidades da criança, promovendo uma participação mais plena e significativa;
  • Sugerir e adotar uma abordagem centrada no contexto e nas capacidades da criança;
  • A partilha de informações fundamentais para o trabalho com a criança.


A todos os professores um obrigado pelo trabalho que desempenham.
Feliz dia do professor!


LeIa Mais no Nosso Blog...

Por Inês Santos, Psicóloga 15 de abril de 2025
Vivemos numa era digital onde os ecrãs fazem parte do quotidiano das famílias.
Por Catarina da Isabel, Musicoterapeuta e Terapeuta da Fala 1 de abril de 2025
A Trissomia 21 é uma condição genética causada por uma “cópia extra” do cromossoma 21.
Por Inês Santos, Psicóloga 24 de março de 2025
Durante muito tempo, a figura materna foi vista como a principal responsável pelos cuidados e pela educação dos filhos, enquanto o pai era associado ao sustento da família.
Por Inês Santos, Psicóloga 11 de março de 2025
Desde o momento em que nasce, o bebé procura constantemente conexão. O calor do toque, o som da voz dos pais, o olhar cheio de amor: tudo são sinais de que ele não está sozinho no mundo.
Por Susana Alcobia 5 de março de 2025
dicas para ajudar os pais a introduzir alimentos saudáveis e equilibrados na alimentação infantil
Por Catarina da Isabel 25 de fevereiro de 2025
O desenvolvimento motor da criança é um processo fascinante e repleto de marcos importantes.
Mais Artigos