Layout do blog

A importância do trabalho colaborativo dos terapeutas com os professores

Ana Beatriz Rodrigues, Terapeuta Ocupacional • 5 de outubro de 2024

“Ser professor é ajudar a escrever a história do futuro!”

5 de outubro – Dia Mundial do Professor


Embora seja amplamente reconhecido, está comprovado que o trabalho em equipa é essencial em qualquer ambiente profissional ou área de atuação. Apesar de não existirem muitas evidências acerca dos benefícios do trabalho dos terapeutas em parceria com os professores, consideramos que o mesmo é indispensável, devendo este ser baseado em comunicação e colaboração, de forma a não prejudicar a atuação individual de cada um com a criança, pelo contrário, auxiliar.


É crucial que cada profissional esteja ciente do papel que desempenham em cada contexto e construir uma relação, respeitando os conhecimentos e contribuições que cada um pode trazer, mesmo existindo opiniões distintas.

 

Entende-se a escola como um local privilegiado para a construção de conhecimentos e valores que possibilitem a compreensão da nossa sociedade, devendo ter sempre em vista a equidade, a autonomia e a inclusão de todos. Assim, é necessário focar a aprendizagem como um processo colaborativo, orientador e interativo, integrando todos os elementos que contribuem para o desenvolvimento de determinada criança.

Deste modo, o propósito real do trabalho em parceria deve ser, permitir e proporcionar diferentes formas de aprendizagem, oferecendo aos alunos um maior apoio possível, no qual os avanços e dificuldades da criança devem ser os orientadores.


Em suma, cada criança deve ser olhada individualmente e o trabalho efetuado com cada uma deve ser olhado e revisto sempre que possível em equipa, de modo a proporcionar um ambiente de aprendizagem o mais adequado possível.


A principal colaboração dos técnicos com os agentes educativos visa:

  • O estabelecimento de estratégias adaptadas a determinado aluno;
  • Atingir o máximo de funcionalidade e autonomia da criança;
  • Adaptar o ambiente (caso necessário) para melhor atender às necessidades da criança, promovendo uma participação mais plena e significativa;
  • Sugerir e adotar uma abordagem centrada no contexto e nas capacidades da criança;
  • A partilha de informações fundamentais para o trabalho com a criança.


A todos os professores um obrigado pelo trabalho que desempenham.
Feliz dia do professor!


LeIa Mais no Nosso Blog...

Por Catarina da Isabel, Musicoterapeuta e Terapeuta da Fala 1 de abril de 2025
A Trissomia 21 é uma condição genética causada por uma “cópia extra” do cromossoma 21.
Por Inês Santos, Psicóloga 24 de março de 2025
Durante muito tempo, a figura materna foi vista como a principal responsável pelos cuidados e pela educação dos filhos, enquanto o pai era associado ao sustento da família.
Por Inês Santos, Psicóloga 11 de março de 2025
Desde o momento em que nasce, o bebé procura constantemente conexão. O calor do toque, o som da voz dos pais, o olhar cheio de amor: tudo são sinais de que ele não está sozinho no mundo.
Por Susana Alcobia 5 de março de 2025
dicas para ajudar os pais a introduzir alimentos saudáveis e equilibrados na alimentação infantil
Por Catarina da Isabel 25 de fevereiro de 2025
O desenvolvimento motor da criança é um processo fascinante e repleto de marcos importantes.
Por Inês Santos, Psicóloga 18 de fevereiro de 2025
Cada criança nasce com um temperamento único que influencia a forma como percebe o mundo e interage com os outros.
Mais Artigos
Share by: