Embora seja amplamente reconhecido, está comprovado que o trabalho em equipa é essencial em qualquer ambiente profissional ou área de atuação. Apesar de não existirem muitas evidências acerca dos benefícios do trabalho dos terapeutas em parceria com os professores, consideramos que o mesmo é indispensável, devendo este ser baseado em comunicação e colaboração, de forma a não prejudicar a atuação individual de cada um com a criança, pelo contrário, auxiliar.
É crucial que cada profissional esteja ciente do papel que desempenham em cada contexto e construir uma relação, respeitando os conhecimentos e contribuições que cada um pode trazer, mesmo existindo opiniões distintas.
Entende-se a escola como um local privilegiado para a construção de conhecimentos e valores que possibilitem a compreensão da nossa sociedade, devendo ter sempre em vista a equidade, a autonomia e a inclusão de todos. Assim, é necessário focar a aprendizagem como um processo colaborativo, orientador e interativo, integrando todos os elementos que contribuem para o desenvolvimento de determinada criança.
Deste modo, o propósito real do trabalho em parceria deve ser, permitir e proporcionar diferentes formas de aprendizagem, oferecendo aos alunos um maior apoio possível, no qual os avanços e dificuldades da criança devem ser os orientadores.
Em suma, cada criança deve ser olhada individualmente e o trabalho efetuado com cada uma deve ser olhado e revisto sempre que possível em equipa, de modo a proporcionar um ambiente de aprendizagem o mais adequado possível.
A principal colaboração dos técnicos com os agentes educativos visa: