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A importância da rotina para a saúde mental das crianças

Sofia Coelho e Sofia Costa • 10 de setembro de 2024

No caso das crianças, as rotinas podem oferecer estrutura e estabilidade

De uma forma geral, as rotinas são hábitos, atividades e tarefas estruturadas que uma pessoa realiza diariamente, tornando mais fácil a gestão de uma série de práticas diárias.

São exemplos: fazer refeições em família, criar uma rotina de estudo e de sono, partilhar histórias em família, praticar desportos ou atividades extracurriculares, entre outras.


No caso das crianças, as rotinas podem oferecer estrutura e estabilidade, o que contribui para que se sintam seguras quando conseguem antecipar o que vai acontecer, seja em casa ou em qualquer outro contexto, como creche ou escola. Esta segurança, promove o saudável desenvolvimento emocional da criança e facilita a adaptação a mudanças, a integração em novos contextos e as suas relações sociais.


A previsibilidade e a estabilidade, por exemplo, são pilares fundamentais para que aprenda e se consiga autorregular nas suas emoções, diminuindo a ansiedade e os sentimentos de incerteza. Desta forma, a rotina, possibilita à criança compreender uma sequência de acontecimentos do dia-a-dia e antever aquilo que irá ocorrer, demarcando o papel e as funções que ocorrem naquele lugar, bem como o que é esperado dela.


As crianças devem participar com o melhor da sua capacidade/potencial nas mais diversas rotinas que cada família estabelece. Enquanto cuidador, esteja disponível, coloque questões abertas e escute a criança a falar livremente.

Acolham, conversem e apoiem-se no modo como se sentem.


No caso de a criança apresentar alguma limitação no desempenho das atividades referidas, pode utilizar-se um conjunto de técnicas que promovam a sua participação como:

  • Criação de um guia visual,
  • Análise de tarefas,
  • Histórias sociais,
  • Modulação com vídeo.


Além destas técnicas existem uma série de estratégias ou modificações ambientais que poderão fazer toda a diferença na participação e na saúde mental destas crianças.


Convidamo-la(o) a refletir sobre a rotina da sua família – que momentos são os de mais stress ou, tipicamente, de maior dificuldade para a sua criança?


Depois dessa análise, tente antecipar junto da sua criança esses momentos, explicando de antemão o que é preciso fazer, o que é esperado que a criança faça e quais os cenários possíveis. Responda às eventuais perguntas que a criança terá, explique com calma tudo o que achar necessário. Desta forma, aumentará a previsibilidade da rotina, mesmo quando é necessário introduzir novos elementos na rotina.

Como já vimos, a previsibilidade irá providenciar maior segurança sentida pela criança e a probabilidade de colaboração aumenta.


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