Estratégias Para Ser Um Bom Leitor

Departamento Terapia da Fala • 6 de setembro de 2024

As competências da criança ao nível da consciência fonológica são preditivas do seu desempenho na leitura e escrita.

Para um bom nível de escrita é necessário um conhecimento da língua extenso e profundo.


A consciência fonológica, ou a capacidade de identificar e manipular sons da fala, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da leitura e da escrita. Crianças com uma boa consciência fonológica têm maior facilidade em compreender a relação entre os sons das palavras e as letras, o que as prepara para um desempenho mais eficiente na leitura.


Para apoiar o desenvolvimento dessas competências, há várias atividades simples e divertidas que podem ser realizadas em casa ou na escola. Aqui ficam algumas sugestões práticas que pode implementar com a sua criança:


1. Curta ou Comprida?


Peça à criança para dizer se uma palavra é curta ou comprida. Este exercício ajuda a desenvolver a capacidade de analisar a estrutura das palavras e a sua extensão. Por exemplo, palavras como “sol” são curtas, enquanto “elefante” é uma palavra comprida.


2. Contar as Palavras numa Frase


Diga uma frase e peça à criança para bater palmas, pintar quadrados ou saltar, para cada palavra que ouvir. Este exercício ajuda a criança a entender que as frases são compostas por unidades de palavras.


3. Jogos com Frases: Acrescentar, Retirar ou Substituir Palavras


Incentive a criança a brincar com frases. Diga uma frase e peça-lhe para substituir uma palavra por outra ou retirar uma palavra e ver se a frase ainda faz sentido. Esta atividade ajuda a criança a compreender a estrutura das frases e a lógica que subjaz à construção de sentido. Exemplo: “O gato dorme no sofá” pode ser alterado para “O cão dorme no sofá” ou “O gato corre no sofá”.


4. Divisão Silábica


Divida palavras em sílabas e peça à criança para bater uma palma, pintar bolinhas ou contar com os dedos à medida que pronunciam cada sílaba. Exemplo: “ca-so-ta” (três sílabas). Esta atividade é uma excelente forma de desenvolver a capacidade da criança de identificar as partes que compõem uma palavra.


5. Acrescentar, Retirar ou Substituir Sílabas


Com base nas palavras, peça à criança para adicionar, retirar ou substituir sílabas e verificar se as novas palavras fazem sentido. Esta atividade ajuda a criança a brincar com a estrutura interna das palavras e a perceber como pequenas mudanças podem alterar o seu significado.


6. Agrupar Palavras que Começam ou Terminam com a Mesma Sílaba


Brinque com palavras que começam ou terminam com a mesma sílaba. Isto ensina a criança a identificar padrões fonológicos, o que facilita o reconhecimento de palavras no futuro. Por exemplo: agrupar “cavalo” e “casa” pela sílaba inicial “ca”.


7. Brincar com Rimas


Brinque com rimas através de canções, poesias, lengalengas ou ditados populares. Este tipo de atividades incentiva a criança a ouvir os sons das palavras de uma forma divertida e envolvente. Exemplo: “O João corta o pão.”


8. Palavras que Rimam com o Nome da Criança


Peça à criança para encontrar palavras que rimem com o seu nome. Esta atividade é divertida e faz com que a criança tenha uma relação pessoal com o som das palavras. Exemplo: para o nome “Ana”, a criança pode sugerir “banana” ou “savana”.


9. Divisão do Nome em Sons


Divida o nome da criança em sons e explore cada um deles. Esta atividade reforça a capacidade da criança de distinguir sons individuais dentro de uma palavra, que é uma competência essencial para a leitura e escrita. Exemplo: “Mariana” pode ser dividida em /m/ /a/ /r/ /i/ /a/ /n/ /a/.


10. Evocar Palavras com o Mesmo Som


Peça à criança para evocar palavras que comecem ou terminem com o mesmo som do seu nome. Esta é uma ótima forma de ajudar a criança a focar-se nos sons iniciais e finais das palavras, facilitando o reconhecimento fonológico.


Para obter melhores resultados, é importante manter a consistência na forma como conduz as atividades. Por exemplo, use sempre o mesmo método visual para representar palavras e sílabas. Uma dica é utilizar quadrados para contar palavras e bolinhas para sílabas. Isso cria uma ligação entre a imagem mental e a prática, facilitando a compreensão da criança.


Além disso, sempre que possível, utilize palavras que façam parte do vocabulário da criança, tornando a experiência mais próxima da sua realidade. Evite palavras sem grande significado, como artigos ou palavras de ligação. Por exemplo, em vez de “A menina gosta da boneca”, prefira “Lisboa tem prédios”, uma frase que a criança pode associar com objetos do seu dia-a-dia.


Partilhamos ainda algumas dicas essenciais e estratégias para desenvolvimento das competências para um conhecimento mais  profundo e extenso da língua:

  • Não utilizar linguagem infantil na comunicação com as crianças;
  • Diversificar o vocabulário;
  • Incentivar o uso da linguagem para diferentes funções como: descrever experiências, fazer perguntas, expressar sentimentos...
  • Incentivar as tentativas de leitura e escrita;
  • Dizer frases absurdas para a criança explicar o que está errado. Por exemplo, "Tenho um sapato entalado no dedo";
  • Dizer frases agramaticais e pedir à criança que explique o que está errado. Por exemplo, "Eu comi duas banana";
  • Treinar os plurais irregulares como: feijão/feijões, cão/cães;
  • Ordenar imagens com sequências de acontecimentos e descrevê-las.


A intervenção precoce do Terapeuta da Fala em problemas da fala e linguagem, pode reduzir o impacto negativo na aprendizagem da leitura e escrita.


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