Ansiedade Normativa vs. Ansiedade Patológica

16 de dezembro de 2023

Já deste por ti a pensar “será que isto é normal?” ou “será que estou a exagerar?” quando te deparas com uma situação que te causa alguma ansiedade?

Sabes a diferença entre a ansiedade normativa e a ansiedade patológica? Sim, isso mesmo, a ansiedade pode ser normativa e é uma emoção essencial para o desenvolvimento biopsicossocial do ser humano.


O que é a ansiedade normativa?

A ansiedade é uma reação emocional essencial que nos mantém alerta em situações de perigo e impele a ação, procurando a autoproteção. É experienciada por todas as pessoas no seu dia-a-dia, em maior ou menor grau.

A ansiedade é caracterizada por:

  • Sentimentos de tensão, preocupação e insegurança
  • Aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca
  • Dificuldades respiratórias
  • Dificuldades de concentração
  • Irritabilidade
  • Insónias e cansaço
  • Secura na boca, tremores, tonturas
  • Entre outros.


Diversas situações do dia-a-dia podem desencadear ansiedade, tais como:

  • Situações sociais
  • Conflitos relacionais
  • Avaliações académicas/laborais
  • Eventos traumáticos
  • Situações/objetos específicos


O que é o patológico?

Consiste em qualquer alteração que provoque mal-estar, sofrimento psicológico ou disfuncionalidade no indivíduo, expresso através da experiência intrapessoal e interpessoal.


O que é a ansiedade patológica?

A ansiedade patológica consiste na presença excessiva de sintomatologia ansiosa que pode surgir por diversos motivos e em diversas situações. Geralmente é associada a um diagnóstico de Perturbações da Ansiedade e persiste além dos períodos apropriados ao nível do desenvolvimento.

Ansiedade Normativa vs. Patológica Ansiedade Normativa Ansiedade Patológica
Sofrimento Subjetivo Geralmente não causa sofrimento significativo Está frequentemente associada a um alto nível de sofrimento emocional
Intensidade e Duração Curta duração e proporcional à situação Persiste por longos períodos e pode intensificar-se sem uma causa aparente
Impacto Funcional Não interfere nas atividades diárias Pode levar a evitação de situações, isolamento social e impacto negativo no desempenho acadêmico ou profissional
Resposta a Estímulos É desencadeada por eventos específicos e proporcionais a essas situações Pode ser desencadeada por estímulos mínimos ou até mesmo sem um gatilho evidente

No vasto campo da saúde mental, a demarcação entre o normativo e o patológico muitas vezes se perde nas nuances da subjetividade. A dicotomia entre esses dois estados nem sempre é clara, e essa falta de fronteira definida gera debates e reflexões essenciais.


A subjetividade, inerente à experiência humana, contribui para a complexidade dessa questão. O que pode ser considerado "normal" em um contexto cultural pode ser percebido como desafiador em outro. Além disso, as normas sociais e individuais evoluem, adaptam-se e moldam-se ao longo do tempo, desafiando a ideia de um padrão estático.

LeIa Mais no Nosso Blog...

Por Inês Santos, Psicóloga 15 de abril de 2025
Vivemos numa era digital onde os ecrãs fazem parte do quotidiano das famílias.
Por Catarina da Isabel, Musicoterapeuta e Terapeuta da Fala 1 de abril de 2025
A Trissomia 21 é uma condição genética causada por uma “cópia extra” do cromossoma 21.
Por Inês Santos, Psicóloga 24 de março de 2025
Durante muito tempo, a figura materna foi vista como a principal responsável pelos cuidados e pela educação dos filhos, enquanto o pai era associado ao sustento da família.
Por Inês Santos, Psicóloga 11 de março de 2025
Desde o momento em que nasce, o bebé procura constantemente conexão. O calor do toque, o som da voz dos pais, o olhar cheio de amor: tudo são sinais de que ele não está sozinho no mundo.
Por Susana Alcobia 5 de março de 2025
dicas para ajudar os pais a introduzir alimentos saudáveis e equilibrados na alimentação infantil
Por Catarina da Isabel 25 de fevereiro de 2025
O desenvolvimento motor da criança é um processo fascinante e repleto de marcos importantes.
Mais Artigos