Explorando as Diversas Abordagens na Psicologia: Um Olhar nos Bastidores

Departamento Psicologia • 21 de dezembro de 2023

Sabia que os psicólogos podem seguir diferentes linhas teóricas que guiam o seu trabalho junto do cliente ao longo das sessões?

Na nossa equipa temos uma grande diversidade e riqueza!

Fique a conhecer as diferentes orientações apresentadas pelos nossos técnicos.


Psicologia Clínica Cognitiva-Comportamental

Trabalhamos em conjunto com os nossos clientes para identificar e compreender os seus problemas, focando nas relações entre pensamentos, emoções e comportamentos. Trata-se, portanto, de um trabalho de equipa no sentido de identificar os objetivos da terapia e acordar um plano de intervenção que faça sentido para ambos, tendo em conta o impacto que as dificuldades identificadas têm no seu dia-a-dia. A intervenção foca-se no desenvolvimento de mecanismos de resolução de problemas mais adaptativos do que os já utilizados. Com a população infantil aplicamos o mesmo modelo adaptado às capacidades de compreensão de cada criança.” Inês T. Santos




Psicologia Clínica Sistémica

A Teoria Sistémica procura compreender o ser humano através das suas relações e interações com o meio envolvente. O indivíduo deixa de ser considerado o foco da terapia, passando a ser considerado como parte de um sistema, onde todos os elementos estão em interação constante e recíproca. Assim, o indivíduo influencia e é influenciado por todos os restantes elementos do sistema. Quando se dá uma disfunção no sistema e nas interações entre os seus elementos, surge uma crise. O objetivo terapêutico consiste na resolução da crise, reestruturando o equilíbrio do sistema com base na comunicação, interação e influência recíproca entre os seus elementos”. Mariana Tomé


Psicologia Clínica Dinâmica

Na Teoria Psicanalítica, evidencia-se o significado das palavras, das ações e dos trabalhos imaginários; trabalha-se na cura através das palavras. É no diálogo, espaço e relação terapêutica empática a dois que as angústias encontram amparo, a ansiedade se dissipa e o self se reorganiza. É valorizada a relação terapêutica que representa o reflexo da relação da pessoa com o mundo. Esta é a base de todo o processo e é através da experiência relacional que se encontra o caminho de volta a quem somos. Todos os processos têm um ritmo único, abrindo portas a novas problemáticas e questões que necessitam de ser colocadas no mundo exterior, ressignificadas e por fim interiorizadas.” Beatriz Fernandes


Psicologia da Educação

Ser Psicólogo/a da Educação é estar atento aos processos de mudança que ocorrem nos indivíduos em áreas como a aprendizagem, o desenvolvimento e a socialização, no decorrer da sua participação numa diversidade de situações e contextos. Intervimos no comportamento humano em contextos educativos, de formação e desenvolvimento pessoal e social.  Trabalhamos com diferentes públicos-alvo (crianças, jovens, adultos, idosos), contemplando assim alunos/as, formandos/as, profissionais de educação, famílias, instituições, serviços da comunidade e outros técnicos especializados.” Rafael Rocha, Psicólogo Educacional


Importante notar que não há uma abordagem superior à outra. Cada uma oferece uma lente única para compreender e tratar questões psicológicas. Diversos estudos apontam para a qualidade da aliança terapêutica (criada entre o psicólogo e o cliente) como o principal fator preditor de resultados positivos na intervenção psicológica.


Não esquecendo que a profissão de psicólogo exige formação contínua para que estejamos sempre o mais atualizados possível e munidos de ferramentas que nos permitam ir ao encontro das necessidades. Além disso, todos os membros da nossa equipa seguem uma abordagem integrativa, considerando vários níveis de funcionamento humano  (afetivo, comportamental, cognitivo, existencial, entre outros) conforme as problemáticas dos clientes.

LeIa Mais no Nosso Blog...

Por Inês Santos, Psicóloga 23 de abril de 2025
Desde o nascimento, os bebés estão imersos num mundo de relações e significados que moldam o seu desenvolvimento emocional.
Por Inês Santos, Psicóloga 15 de abril de 2025
Vivemos numa era digital onde os ecrãs fazem parte do quotidiano das famílias.
Por Catarina da Isabel, Musicoterapeuta e Terapeuta da Fala 1 de abril de 2025
A Trissomia 21 é uma condição genética causada por uma “cópia extra” do cromossoma 21.
Por Inês Santos, Psicóloga 24 de março de 2025
Durante muito tempo, a figura materna foi vista como a principal responsável pelos cuidados e pela educação dos filhos, enquanto o pai era associado ao sustento da família.
Por Inês Santos, Psicóloga 11 de março de 2025
Desde o momento em que nasce, o bebé procura constantemente conexão. O calor do toque, o som da voz dos pais, o olhar cheio de amor: tudo são sinais de que ele não está sozinho no mundo.
Por Susana Alcobia 5 de março de 2025
dicas para ajudar os pais a introduzir alimentos saudáveis e equilibrados na alimentação infantil
Mais Artigos