Como lidar com o stress do regresso às aulas

Sofia Costa (Terapeuta Ocupacional) e Sofia Moreira (Psicóloga) • 30 de agosto de 2024

Com o final das férias, é hora de voltar à rotina escolar e a tudo o que esta implica.

Algumas crianças ficam entusiasmadas com o regresso às atividades e às brincadeiras com os colegas, mas para outras este regresso pode ser mais difícil, podendo envolver alguma tristeza e/ou ansiedade.

Sendo a escola um contexto significativo do dia-a-dia da criança, é importante potenciar a integração e visão positiva sobre a mesma.


O apoio e suporte dos pais é de extrema importância nesta fase, sendo fundamental ir preparando a criança para o início da escola com algum tempo de antecedência e relembrá-la com o passar do mesmo. Para que a rotina seja o mais suave possível, é importante, alguns dias antes, começar a aproximar o seu filho da rotina que costuma ter em tempo de escola, por exemplo ao nível do horário do sono e das refeições, o que ajudará a criança a saber o que esperar. Poderão ser incluídos sistemas de comunicação visual que ajudam na participação e no comportamento nas crianças mais novas ou com algum tipo de necessidade específica.


Converse com o seu filho sobre este novo período que se aproxima, como se sente e quais os seus medos e expetativas neste regresso às aulas. Os aspetos positivos acerca do contexto escolar poderão ser pensados em conjunto, nomeadamente ao nível das atividades que gosta, os melhores amigos, as coisas que fez e as novas aprendizagens.

Este foco no que gosta potenciará a sua motivação e vontade de regressar ao contexto escolar.


Para que o seu filho se vá habituando com a presença dos elementos escolares de volta no seu dia-a-dia, inclua a criança na preparação da volta às aulas. Vejam juntos qual o material a aproveitar do ano letivo que passou, elaborem listas do que necessitam adquirir e obtenham o material juntos.


Não espere pelo primeiro dia de aulas para regressar à escola com a criança, poderá fazê-lo antes. Durante as férias, as crianças estão muito tempo sem contacto com a escola e com recordações da mesma, por isso é importante visitar a escola antes do

início das aulas.

Sempre que conseguir, realizem juntos e nos tempos livres, atividades prazerosas para o seu filho, como ir ao parque ou outro sítio onde ele gosta de ir. Conversem sobre as experiências que teve na escola, esteja atento a possíveis experiências menos boas e procure valorizar o que aconteceu de positivo, nomeadamente tarefas que realizou com sucesso na sala ou brincadeiras que teve com os colegas no recreio.


O reforço positivo dos esforços que fez, de uma aprendizagem e de um comportamento irão potenciar a sua adaptação e motivação!

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